Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós seres humanos, entao eu disse:
- Os ouvidos mamãe.
E ela me falou:
- Não. Muitas pessoas são surdas. Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.
Algum tempo se passou, até que minha mãe repetiu a mesma pergunta. Desde de que eu fizera a primeira tentativa de acertar, imaginava ter encontrado a resposta correta. Assim desta vez eu lhe disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser olhos.
Ela me olhou e disse:
- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas.
Dei mancada outra vez. Eu continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo e minha mãe me perguntou várias vezes e sempre sua resposta era:
- Não, mas você está ficando mais esperta a cada ano.
Então um dia meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até meu pai chorou. Eu me recordo bem, porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o via chorar.
Minha mãe olhou pra mim quando fui dar o adeus final ao vovô. Ela me perguntou:
- Você já sabe qual é a parte mais importante do corpo?
Fiquei meio chocada por ela me fazer aquela pergunta naquele momento. Eu sempre achara que aquilo fosse apenas um jogo entre mim e ela. Percebendo que eu estava confusa, ela me disse:
- Esta pergunta é muito importante. Mostra que você viveu realmente a vida. Para cada parte do corpo que você citou no passado, eu lhe disse que estava errada e lhe dei um exemplo uma justificativa. Mas hoje é o dia que você necessita aprender esta importante lição.
Ela me olhou de um jeito que somente uma mãe pode fazer. Eu vi lágrimas em seus olhos. Ela disse:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante são os ombros.
Eu perguntei:
Porque eles sustentam minha cabeça?
Ela respondeu:
- Não, é porque o ombro pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando ele chora. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de suas vidas. Eu espero que você tenha bastante amor e muitos amigos e que você tenha sempre um ombro para eles chorarem quando precisarem.
Então eu descobri que a parte do corpo mais importante não é egoísta. É ser “simpático” à dor dos outros. E, para completar, em algum lugar eu li:
“As pessoas se esquecerão do que você disse. As pessoas se esquecerão do que você fez. Mas as pessoas esquecerão o você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão de como você as fez sentir.”
Os bons amigos são como estrelas: você nem sempre os vê, mas sabe que estão lá.
Texto retirado do livro: Dinâmicas de Grupo
14 comentários:
Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga VALÉRIA, confesso que eu também não sabia, ainda bem que vim buscar essa fonte de conhecimento em sue magnífico Site. Fiquei encantado com a narrativa e o que mais me chamou mais a atenção, foi o método de ensinamento que sua adorável mãezinha usou para lhe repassar esta preciosidade em conhecimento.
Parabéns por mais um magnífico texto!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.
Olá amiga Valéria!
Lindíssimo post. Qualquer um que o ler terá uma preciosa lição de vida.
Fiquei encantado com a sabedoria da tua mãe e com a tua bela narrativa.
Beijo grande, Fernandez.
Valéria, todos nós precisamos de um ombro amigo muitas vezes na vida. Felizes são os podem tê-los para desabafar os seus corações angustiados por algum sofrimento.
Parabéns pelo post.
Um abraço
João
Olá Valéria!
É uma bonita história. Na verdade sem eles onde pousaríamos a cabeça par um afago?
Beijinhos
Luísa
Valéria,
Venho agradecer a sua visita e a sua carinhosa mensagem, muito obrigado!
Grande e fraterno abraço,
FrancK
Grande Valéria ta certo que isso é uma simbologia para expressar a importância da amizade verdadeira e as vezes basta um olhar ...
Olá Valéria!
Penso que uma das coisas mais importante, é ser solidário, sua mãe conseguiu lhe explicar de uma maneira muito linda.
Abraço!
Arrebentou Valéria, nossas almas anseiam por mensagens como esta.
Olá valéria.
Que bela mensagem.
Acho que eu estou aprendendo também, estava pronto para discordar do post, mas confesso que o final me pegou de surpresa.
Parabéns.
ABS
Tudo roda em torno da amizade, a amizade é a coisa mais importante fora o amor, se você tem familia precisa da amizade desses familiares, se vc é casada precisa da amizade desse marido e dos filhos e assim por diante, além do amor para nos realecionar com quem seja o grau de parentesco precisamos da amizade, ser amigo, ser acolhedor, ser compreensível, saber entregar o consolo necessário, saber dar seu ombro para o desabafo, saber aconselhar. Adorei o post muito bom beijos e ótima semana pra vc
Márcifo ferreira.
Oi Valéria,
Gostei de ler o seu texto, embora raramente nesta vida tive um ombro onde chorar.
bjs
Podemos perder tudo, chorar, sofrer, mas quando temos "amigos" de verdade, eles nos ajudam a levantar e dizem "contigo eu estarei sempre".
Eu penso assim: Melhor que um amigo, só dois e assim por diante.
bjs Lindinha
E obrigada pela sua amizade virtual
Joicinha
Adorei
ler o texto
e as imagens
maravilhosas
os gatinhos
lindos
bjs
Olá amiga Valéria, que linda mensagem você nos presenteou. Nos tempos de paz se faz um amigo, mas quando realmente precisamos dos amigos é que saberemos quais deles são.
Bjão.
Postar um comentário